sexta-feira, 14 de setembro de 2007
ATIVIDADE DE 14, SETEMBRO, 2007...
quinta-feira, 6 de setembro de 2007
SOBRE SEXTA FERIADO, NEPPAC.
Dúvidas e orientações, falar com o Professor Luciano Magnus de Araújo na Faculdade Seama, ou contactar (96) 9125.4154, ou enviar mensagem. Email de contato: LMA3@HOTMAIL.COM, lucianoaraujo3@yahoo.com.br e lmaraujo@seama.edu.br
quarta-feira, 5 de setembro de 2007
ATIVIDADES DO NEPPAC EM ANDAMENTO
Estamos recebendo sugestões de novos dias e lugares. Nessa próxima sexta (07/09) será feriado, portanto, não teremos encontro do núcleo, mas podemos planejar para as próximas três sextas de setembro.
O núcleo está articulando parcerias com escolas públicas a fim de promover diálogos pedagógicos com professore e equipe técnica; mais detalhes nos próximos informes.
Segue a primeira chamada para produção de textos, artigos, resenhas para composição de banco de dados para futuras publicações. Agradeço as participações e vamos em frente.
Conto com a participação.
Dúvidas e orientações, falar com o Professor Luciano Magnus de Araújo na Faculdade Seama, ou contactar (96) 9125.4154, ou enviar mensagem. Email de contato: LMA3@HOTMAIL.COM, lucianoaraujo3@yahoo.com.br e lmaraujo@seama.edu.br
segunda-feira, 27 de agosto de 2007
SOBRE A SEGUNDA SESSÃO DE LEITURAS "À SOMBRA DESTA MANGUEIRA"...
O núcleo, na figura de seu coordenador, participa da I Jornada e Psicologia da Faculdade Seama, que ocorre de 27 a 28 de agosto de 2007. Estaremos na discussão de dois vídeos (“Etnia” e “Preto no branco”), no primeiro dia às 14hs, no Salão de Atos da faculdade, com as professoras Alzira Nogueira da Silva e Gilzete Passos, organizadora do evento. Outro bom momento para falarmos de questões como racismo, preconceito, identidades culturais, raça, etnia, diversidades, dentre outros temas. Convite feito!
sexta-feira, 24 de agosto de 2007
HOJE TEMOS DISCUSSÃO DO NEPPAC
quarta-feira, 22 de agosto de 2007
PRIMEIRA REUNIÃO NEPPAC: VOLTAMOS AS BOAS DISCUSSÕES...
Da discussão uma questão permanece, diante de várias outras apontadas pelos presentes: O que é e onde está essa tal solidariedade humana? Começamos a discutir esse problema na sexta-feira passada, nos próximos encontros teremos mais possibilidades de aprofundar o debate aproveitando a presença de pessoas com vivências diferentes, saberes diferentes e percepções diversas sobre a leitura. O convite permanece a quem estiver interessado por dialogar e participar ativamente de momentos de aprendizado e interação.
Conto com a participação.
Dúvidas e orientações, falar com o Professor Luciano Magnus de Araújo, na Faculdade Seama, ou contactar (96) 9125.4154, ou enviar mensagem. Email de contato: LMA3@HOTMAIL.COM, lucianoaraujo3@yahoo.com.br e lmaraujo@seama.edu.br
sexta-feira, 10 de agosto de 2007
CHAMADA-CONVITE PARA A PROGRAMAÇÃO NEPPAC, AGOSTO-2007.2
Roteiro de discussões:
1ª semana de agosto: sexta, dia 10/08/2007(sexta-feira). Apresentação do núcleo, objetivos propostas, desdobramentos em publicações, palestras e encontros de discussão.
LOCAL: SALA 509, FACULDADE SEAMA, HORÁRIO: 16h.
2ª semana de agosto: sexta, dia 17/08/2007(sexta-feira).
Trecho: Do Prefácio até página 36.
LOCAL: SALA 509, FACULDADE SEAMA, HORÁRIO: 16h.
Material de leitura: Copiadora no interior da Faculdade, na pasta com o nome NEPPAC.
3ª semana de agosto: sexta, dia 24/08/2007(sexta-feira).
Trecho: Da página 37 até 59.
LOCAL: SALA 509, FACULDADE SEAMA, HORÁRIO: 16h.
Material de leitura: Copiadora no interior da Faculdade, na pasta com o nome NEPPAC.
4ª semana de agosto: sexta, dia 31/08/2007(sexta-feira).
Trecho: Da página 59 até restante do livro.
LOCAL: SALA 509, FACULDADE SEAMA, HORÁRO: 16h.
Material de leitura: Copiadora no interior da Faculdade, na pasta com o nome NEPPAC.
Local de discussões:
Os textos encontram-se em uma pasta da copiadora interna da Faculdade Seama. Aconselha-se leitura prévia do material para discussão nos encontros. As sessões terão o caráter da construção do diálogo teórico, troca de experiências e aprendizados pela problematização. Não serão aulas, mas momentos participantes de aprendizados onde será privilegiada a percepção do outro, dos participantes, suas vivências sobre o que a pedagogia freireana, pode nos auxiliar nas percepções sobre o mundo, bem como sua contribuição para a humanização do processo educacional e suas relações mais amplas. O Núcleo abre, portanto, as discussões, até final de 2007, com discussão de um autor por mês, tendo a leitura de livro na integra, no formato de encontros regulares. Ao fim de cada mês o espaço está aberto para criação de resenhas, textos, ensaios, artigos, sobre os temas tratados compondo um banco de dados para futura publicação. Os textos produzidos pelos participantes possuem o caráter de serem cedidos para publicação imediata ou a posteriori, sob definição do Conselho Editorial do NEPPAC, sempre tendo o envio de uma cópia impressa e outra digital para o coordenador do Núcleo.
Conto com a participação.
Dúvidas e orientações, falar com o Professor Luciano Magnus de Araújo, (96) 9125.4154, ou enviar mensagem. Email de contato: LMA3@HOTMAIL.COM, lucianoaraujo3@yahoo.com.br e lmaraujo@seama.edu.br
terça-feira, 24 de julho de 2007
EM BREVE, PROGRAMAÇÃO 2007.2
MISSÃO E OBJETIVOS DO NÚCLEO
O projeto sobre o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias, Antropologias e Complexidades – NEPPAC é uma proposta que pretende promover um espaço permanente de diálogos entre saberes e fazeres pedagógicos, antropológicos relacionado às complexidades da vida contemporânea. Ao mesmo tempo, tendo como corpo teórico os aparatos conceituais dos autores definidos no cronograma, favorecendo a percepção dos conceitos sobre a complexidade, cuja matriz teórica está ligada a discussão de alguns temas fundamentais: campo, cultura, ecologia e ambiente; caos, desordem e incerteza; ampliação da consciência e relação corpo-mente; desconstrução, novas organizações, criatividade e pedagogias críticas; para consistência e lógicas não-convencionais; inter e transdisciplinaridade, meta-sistemas e pensamento complexo; virtualidade, futuro, novas tecnologias;...
OBJETIVOS: • Promover a capacitação, interação, o estudo e a produção acadêmica; • Possibilitar a sistematização de conferências trimestrais de divulgação e interação cientifica; • Realizar encontros semanais de estudos; • Formação de base de dados para pesquisa nas áreas destacadas pelo núcleo e afins; • Possibilitar que a pesquisa orientada pelos três eixos possa ser desdobrada em resultados científicos com o suporte de bolsistas e monitores; • Promover a discussão trimestral de temas, em formato de evento científico maior, previamente agendados, explorando as dimensões das teorias, idéias, contextos históricos, influências, desdobramentos, diálogos, etc; • Criação de site publicações para divulgação e interação das atividades do núcleo.
PALAVRAS-CHAVE: 1) Interdisciplinaridades e transdisciplinaridade... 2) Diálogos pedagógicos, dialógias antropológicas, dialéticas cotidianas... 3)Complexidades, auto-consciência, problematizações...
JUSTIFICATIVA: A necessidade de pensar as práticas educativas e humanas responsáveis, conscientes e criativas do diálogo, da humildade, e do reconhecimento. Repensar o mundo em sua complexidade e dialogicidade.
METODOLOGIA: O núcleo realizará encontros semanais com duração de três horas com o objetivo inicial de conhecer e debater as teorias, princípios e ações possíveis das pedagogias, das antropologias e sobre as complexidades. Usar-se-á para o debate textos, vídeos e experiências do núcleo. A realização das atividades acontecerá de forma interativa e dialogada, recorrendo aos campos específicos de conhecimento sistematizando as conversações cientificas e sobre saberes tradicionais. Alem das situações dos debates, serão desenvolvidas atividades de pesquisa de campo, parcerias com instituições e órgãos públicos e privados no sentido de compor ações de reconhecimento, intervenção e construção coletiva.