O projeto sobre o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias, Antropologias e Complexidades – NEPPAC é uma proposta que pretende promover um espaço permanente de diálogos entre saberes e fazeres pedagógicos, antropológicos relacionado às complexidades da vida contemporânea. Ao mesmo tempo, tendo como corpo teórico os aparatos conceituais dos autores definidos no cronograma, favorecendo a percepção dos conceitos sobre a complexidade, cuja matriz teórica está ligada a discussão de alguns temas fundamentais: campo, cultura, ecologia e ambiente; caos, desordem e incerteza; ampliação da consciência e relação corpo-mente; desconstrução, novas organizações, criatividade e pedagogias críticas; para consistência e lógicas não-convencionais; inter e transdisciplinaridade, meta-sistemas e pensamento complexo; virtualidade, futuro, novas tecnologias;...
OBJETIVOS: • Promover a capacitação, interação, o estudo e a produção acadêmica; • Possibilitar a sistematização de conferências trimestrais de divulgação e interação cientifica; • Realizar encontros semanais de estudos; • Formação de base de dados para pesquisa nas áreas destacadas pelo núcleo e afins; • Possibilitar que a pesquisa orientada pelos três eixos possa ser desdobrada em resultados científicos com o suporte de bolsistas e monitores; • Promover a discussão trimestral de temas, em formato de evento científico maior, previamente agendados, explorando as dimensões das teorias, idéias, contextos históricos, influências, desdobramentos, diálogos, etc; • Criação de site publicações para divulgação e interação das atividades do núcleo.
PALAVRAS-CHAVE: 1) Interdisciplinaridades e transdisciplinaridade... 2) Diálogos pedagógicos, dialógias antropológicas, dialéticas cotidianas... 3)Complexidades, auto-consciência, problematizações...
JUSTIFICATIVA: A necessidade de pensar as práticas educativas e humanas responsáveis, conscientes e criativas do diálogo, da humildade, e do reconhecimento. Repensar o mundo em sua complexidade e dialogicidade.
METODOLOGIA: O núcleo realizará encontros semanais com duração de três horas com o objetivo inicial de conhecer e debater as teorias, princípios e ações possíveis das pedagogias, das antropologias e sobre as complexidades. Usar-se-á para o debate textos, vídeos e experiências do núcleo. A realização das atividades acontecerá de forma interativa e dialogada, recorrendo aos campos específicos de conhecimento sistematizando as conversações cientificas e sobre saberes tradicionais. Alem das situações dos debates, serão desenvolvidas atividades de pesquisa de campo, parcerias com instituições e órgãos públicos e privados no sentido de compor ações de reconhecimento, intervenção e construção coletiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário